Sobre a escola

Breve História

Maria Carmem Vieira Moreira nasceu em 30 de julho de 1939, em Tauá, Ceará, era filha de Francisco Quintino Vieira Gomes e Maria Carmem Marques Vieira. Formada em filosofia pela Faculdade de Filosofia do Ceará em 1967, e formada em administração pela Universidade Estadual do Ceará – UECE em 1981. Deu início aos estudos no grupo escolar Professor Joaquim Pimenta, passando pelo Ginásio Antônio Araripe, naquele município, tendo concluído seu curso em 1955. Casada com José Hibernon Moreira, teve dois filhos: o engenheiro civil Francisco Quintino Vieira Neto e a advogada Francimary Vieira Moreira.

Professora de renomados colégios em Fortaleza como o Liceu do Ceará e o Padre João Piamarta. Desempenhou também diversas funções de cunho gerencial nas Secretarias de Educação e Administração do Estado do Ceará, passando ainda pela Fundação do Serviço Social – FUNSESCE e pela Fundação do Bem–Estar do Menor - FEBENCE, ambas no Estado do Ceará. A FEBENCE desempenhou o cargo de Diretora Técnica, encerrando em 1999 suas atividades como servidora pública estadual, mediante convite da Prefeitura Municipal de Maracanaú, para desenvolver importante projeto social, cujo desempenho a fez chegar a Secretaria de Ação Social daquele Município, função que exerceu até dezembro de 2003, vindo a falecer, prematuramente, em 10 de julho de 2006, na cidade de Fortaleza/CE.

Denominar a Escola Estadual Profissionalizante de Pajuçara em Maracanaú/CE de Maria Carmem Vieira Moreira é homenagem mais que justa a essa mulher que por onde passou deixou um legado de elevado espírito público e dedicação às causas sociais.

Processo Seletivo

O processo seletivo é o período em que a EEEP recebe inscrições de alunos que terminaram o 9° ano e que irão ingressar o ensino médio. É durante esse processo que a escola avalia a média dos candidatos e escolhem os que mais se encaixam nas respectivas vagas do curso escolhido.

Em meados de Dezembro, a seduc disponibiliza um edital para a inscrição de novos alunos e durante duas ou três semanas é possível enviar a sua documentação para a escola. A instituição de ensino interessada tira um período de uma semana (relativamente) para avaliar a média dos alunos inscritos baseando-se no boletim escolar. Ainda em Dezembro, a escola lança um resultado preliminar e em janeiro, o resultado oficial, sujeito a desclassificação do aluno.

Após seu nome ser aprovado entramos no processo de matrícula, é importante alertar que se não matriculado(a) no período em que a EEEP concede, sua vaga será remunerada a outro aluno da fila de espera/classificáveis. Então, atente-se ao cronograma da escola. Qualquer dúvida será respondida na primeira reunião com alunos novatos. Durante os primeiros 6 meses de aula, o aluno também terá a oportunidade de mudar de curso, caso desejado. Para que isso aconteça, é preciso que outro aluno queira a sua vaga na turma de forma em que haja uma troca de ambos os lados.

*Texto sujeito a mudança de acordo com o edital oficial

Atualmente

Atualmente, a EEEP Maria Carmem Vieira Moreira oferta os cursos de Química, Secretariado, Têxtil e Desenvolvimento de Sistemas. Até o ano de 2022 a instituição oferecia o curso Técnico em Vestuário, que foi alterado para Técnico em Desenvolvimento de Sistemas (DS). Você poderá ler mais na aba Cursos.

As matérias do ensino médio profissionalizante, que não são oferecidas no ensino fundamental são:

Da base diversificada:

Da base comum:

OBS: Em EEEP's como a Maria Carmem você terá horários de estudo e matérias aprofundadas.

 fachada do Maria Carmem Vieira Moreira

Foto da fachada de nossa escola